LogoMarcaDoSite
  Jaguaribe, 17 de Abril de 2014
                                                                                                     Mundo - ** [18h40] MH370: Satélite detecta 122 objetos no mar que podem ser do avião da Malásia ** [06h36] Malásia anuncia que 25 países participam na busca do Boeing 777 ** [05h29] Boeing 777-200ER: Avião desaparecido da Malásia pode ter sido alvo de ataque terrorista ** [05h30] Interesses Russos: Vladimir Putin admite usar força na Ucrânia ** [15h03] Lei proíbe nomes diferentes: Casal mexicano é processado por registrar filho com nome de “Facebook”                                            
Inicial | Contatos
Untitled Document

15/10/2011 07h47

Um assalto é registrado a cada quatro dias no Ceará

Por: Jorge Mourão

Fonte: Postado por Valedojaguar.com

Tamanho da Fonte: A-   A+ 

Em 100 dias, as quadrilhas organizadas que agem no Ceará realizaram pelo menos 27 ações contra bancos, caixas eletrônicos, agências dos Correios, joalherias e carros-forte. A média é de uma ocorrência a cada quatro dias. O levantamento dos casos ocorridos entre os dias 4 de julho e 13 de outubro indica que o crime organizado está cada vez mais ousado.


 

O município de Quiterianópolis, por exemplo, foi alvo de dois assaltos em um intervalo de 20 dias. Primeiro, os criminosos explodiram um caixa eletrônico da Prefeitura e, depois, assaltaram uma agência dos Correios, fazendo a gerente refém e ferindo um policial durante troca de tiros.


As quadrilhas também voltaram a agir na Capital, onde o efetivo é de cerca de 9 mil policiais militares, 3 mil a mais do que em todo o Interior. Nesses 100 dias, foram oito ações em Fortaleza. O principal alvo foram os caixas eletrônicos. Os assaltantes arrombaram ou explodiram equipamentos instalados na sede da Secretaria Executiva Regional II, no bairro Edson Queiroz; da Secretaria da Saúde do Estado, na Praia de Iracema; e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), no Rodolfo Teófilo.


A lista de crimes em Fortaleza inclui ainda assaltos a joalherias no North Shopping e no Shopping Aldeota; roubo ao Bradesco do bairro Vila Velha e dois ataques a carros-forte (um no estacionamento do North Shopping, quando os bandidos tentavam fugir, e o outro no Hospital Regional Unimed).


Nem mesmo as prisões - nesses 100 dias, pelo menos 25 pessoas foram detidas acusadas de integrar grupos que agem na Capital e Região Metropolitana - intimidaram as quadrilhas.


O titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Romério Almeida, cita um exemplo. No dia 14 de setembro, a Polícia desarticulou uma quadrilha acusada de uma série de assaltos na Grande Fortaleza. Nove foram presos e dois continuaram foragidos: Francisco Uanderson da Silva Souza, o Zé da Barra, e Paulo Isaac Clarindo de Queiroz.


Mesmo sendo procurados pela Polícia - inclusive com fotos divulgadas nas TVs e nos jornais - os dois teriam voltado a agir 16 dias depois. A dupla teria participado da tentativa de assalto ao carro-forte no Hospital da Unimed. “Eles foram reconhecidas pelos vigilantes”, informa o delegado. Mais uma vez, os dois conseguiram fugir.


“Diversas ocorrências mostram que os assaltantes já não temem o enfrentamento com a Polícia. Essa certeza de que serão vencedores, em possível combate, parte da suposição de que os policiais estão mal preparados e desprovidos de equipamentos modernos. Se as delegacias e quarteis dispusessem de um efetivo policial bem equipado, periodicamente treinado, as quadrilhas não seriam tão audaciosas”, lembra a antropóloga Jania Perla de Aquino, coordenadora científica do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Tiago Braga 

Outras Noticias da Categoria - Policiais


15/04/2014

05h52  Crime organizado: Dois bancos atacados no Ceará em 12 horas

06h11  Ousadia: Tentativa de resgate e fuga em DPs da Capital

06h12  Babilônia: Adolescentes apreendidos após tiroteio com a Polícia

14/04/2014

05h10  Morte de enfermeiro: Suspeito é preso em Quixeramobim

05h14  Filmada: Mulher que rouba lojas e clínicas na mira da Polícia

05h23  Megaoperação: 200 presos serão transferidos de delegacias para presídios

13/04/2014

21h21  Dinheiro falsificado: Polícia Federal apreende R$ 4.300 em notas falsas e prende um suspeito em casa noturna no Recife

21h35  Policial Militar de Jaguaribe é rendido e tem arma roubada durante assalto em Fortaleza

11/04/2014

05h34  Morte de advogado: Acusada alega legítima defesa

05h36  Latrocínio: Adolescentes suspeitos de matar jovem são detidos

06h03  Primeiro trimestre: Taxas de roubos diminuem, e homicídios aumentam no CE

10/04/2014

05h19  Decisão judicial: Joãozinho Catanã liberado para prisão domiciliar

Untitled Document
Anuncio do Site
 LogoBaixo © Todos Direitos Reservados
Melhor Visualização 1024x768 - IE8, Firefox 3, Chrome
Desenvolvido Por - MP Guedes