LogoMarcaDoSite
  Jaguaribe, 20 de Abril de 2014
                                                                                                     Mundo - ** [18h40] MH370: Satélite detecta 122 objetos no mar que podem ser do avião da Malásia ** [06h36] Malásia anuncia que 25 países participam na busca do Boeing 777 ** [05h29] Boeing 777-200ER: Avião desaparecido da Malásia pode ter sido alvo de ataque terrorista ** [05h30] Interesses Russos: Vladimir Putin admite usar força na Ucrânia ** [15h03] Lei proíbe nomes diferentes: Casal mexicano é processado por registrar filho com nome de “Facebook”                                            
Inicial | Contatos
Untitled Document

12/12/2012 08h27

Segundo a Anatel: Telefonia móvel: resultados ´não são satisfatórios´
Para o presidente da Anatel, João Rezende, nível mais adequado da telefonia ainda está longe do ideal

Por: Edy Lima

Fonte: Diário Nordeste

Tamanho da Fonte: A-   A+ 

Brasília. O presidente da Anatel, João Rezende, classificou ontem como "insatisfatórios" os resultados obtidos pelas empresas de telefonia após a primeira fiscalização trimestral dos planos de melhoria da qualidade. Em agosto, o órgão regulador chegou a proibir a venda de novos chips durante 11 dias nos estados em que cada companhia liderava o índice de reclamações dos consumidores. Rezende falou depois de participar de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara.

A Anatel não detalhou dados sobre os nove indicadores com os quais as empresas se comprometeram nos planos de melhoria da qualidade FOTO: ALEX COSTA

O maior problema, segundo ele, tem sido o índice de acesso à rede de dados, que está abaixo do estipulado pela Anatel. Para Rezende, ainda é preciso maior empenho das companhias para melhorar os indicadores de qualidade do serviço de dados, que ainda não atingiu o índice de 98% de eficiência. Nos planos de voz, a taxa de 95% de ligações completadas foi atingida em outubro, segundo ele.

Estrutura

"Precisamos urgentemente ampliar a estrutura de atendimento tanto de sites quanto de redes de longa distância. Hoje a nossa crise no sistema de celular não é derivada do serviço de voz, mas principalmente do serviço de dados. Ele é que está dando o impulso no serviço de telecomunicações e está ocasionando, em alguns momentos, excesso de ligações nas redes, principalmente em horários de pico. Como são redes inteligentes, elas acabam derrubando ligações", diz.

Melhorias

Segundo Rezende, o número de instalação de novas antenas aumentou 13,8% nos últimos três meses em relação ao mesmo período de 2011, no entanto, os índices de queda de chamada e de acesso a dados ainda não conseguiram chegar perto das metas impostas pela Anatel. "O resultado mostra que as empresas estão trabalhando, mas ainda estão muito longe do ideal. Uma melhora definitiva vai depender do andamento dos investimentos e, enquanto isso, por estarem fora dos padrões, as companhias continuam sendo multadas normalmente", disse.

Indicadores

O presidente da Anatel não detalhou dados sobre os nove indicadores com os quais as empresas se comprometeram em seus planos de melhoria da qualidade, que têm duração de dois anos. A Anatel havia prometido divulgar, trimestralmente, a evolução desses dados. Procuradas pela reportagem, as operadoras OI, Claro e TIM afirmaram que não comentarão as afirmações do presidente da Agência Reguladora do setor. Em julho, a TIM ficou proibida de vender novos chips no Ceará e em outros 18 estados. Na ocasião, a Claro ficou impedida de vender linhas em seis estados, e a OI em três.

Para João Rezende, o acesso à rede de dados tem sido o pior indicador até o momento FOTO: DIVULGAÇÃO

Multa

O Procon de Porto Alegre multou as operadoras de telefonia móvel Vivo, Claro, TIM e OI por não terem cumprido o acordo feito em julho para a melhora do serviço Segundo o órgão de defesa do consumidor, Vivo, Claro e Oi foram penalizadas em R$ 138,89 mil, e a TIM deverá pagar R$ 166,668 mil, por ser a que menos comprovou investimentos de qualificação da transmissão do sinal aos assinantes no prazo estipulado pelo Procon municipal.

Suspensão

Em julho deste ano, o órgão de defesa do consumidor suspendeu a venda de novas linhas de celular e internet móvel pelas quatro operadoras que atuam na capital gaúcha por uma semana, por não entregarem o serviço contratado.

À época, as empresas apresentaram plano de melhora de investimentos para um período de quatro meses, encerrado em novembro. Na avaliação do Procon, as empresas não realizam as melhorias previstas no acordo. Também como parte do acordo, as empresas de telefonia foram obrigadas a divulgar a real área de abrangência de sinal na capital, e veicular a chamada contrapropaganda, que informa que o serviço não garante 100% de cobertura.

PROTAGONISTA
Mau serviço causa frustração ao consumidor

O universitário Juan Rocha convive, diariamente, com as falhas nos serviços prestados pela sua operadora de telefonia, problema compartilhado por tantos outros brasileiros. Para ele, a qualidade continua muito aquém do esperado, mesmo após algumas empresas telefônicas serem proibidas de vender novas linhas por conta, justamente, da má qualidade nas ligações.

De acordo com Juan, constantemente, o sinal do celular fica inexistente. "Em fins de semana, a situação fica mais grade, e as ligações não completam, o celular apresenta que a rede está indisponível, as chamadas, depois de completadas, não duram mais do que 2 minutos e meio", reclama Juan Rocha.

Na opinião do estudante, o serviço telefônico móvel só tem piorado nos últimos tempos, e o agravante, de acordo com ele, "fica para as horas em que você mais precisa". "Não tem sinal ou as ligações caem no meio da conversa, o que me deixa muito frustrado", lamenta.

JUAN ROCHA
Estudante universitário

Outras Noticias da Categoria - Nacionais


19/04/2014

18h22  "Olho no lance!" Morre o locutor esportivo Luciano do Valle

18h42  Risco de paralisação: Após prisão, PMs ameaçam voltar greve na Bahia

16/04/2014

12h50  uyHFyQjUDrsa

15/04/2014

05h24  Márcia Cipriano: Terapia de casal: hora de amar com sabedoria

05h29  Opção Saudável: Cozido é sempre melhor

14/04/2014

05h12  Eleições: Regras contra doações ocultas de campanha têm brechas

13/04/2014

19h20  Faltando 60 dias para a Copa, policiais federais prometem parar durante o evento

19h21  Empresários culpam excesso de documentos como principal entrave para exportar

21h03  Vanessa Mesquita: Vencedora do ‘BBB14’, Vanessa conta que já provou todos os tipos de drogas e que era para ter sido morta com o pai

21h05  Presidente do STF: Barbosa apoia a liberdade de manifestação

Untitled Document
Anuncio do Site
 LogoBaixo © Todos Direitos Reservados
Melhor Visualização 1024x768 - IE8, Firefox 3, Chrome
Desenvolvido Por - MP Guedes